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Acidentes

Acidentes

 

Neste ramo, encontram-se abrangidos os seguintes seguros:


  • Acidentes de Trabalho Trabalhador Conta de Outrem, Trabalhador Independente e em Serviço;
  • Acidentes Pessoais - Acidentes Pessoais, Desporto, Cultura e Recreio, Escolar;
  • Proteção Criança;
  • Renda Familiar e Viagem



Como participar um Acidente de trabalho?



De acordo com a dimensão das empresas, a participação poderá ser efetuada de uma das seguintes formas:


Empresas com mais de 10 trabalhadores:
•    Preenchimento obrigatório da participação via plataforma eletrónica da Associação Portuguesa de Seguradores, na Internet, em https://pat.apseguradores.pt.


Empresas até 10 trabalhadores, Trabalhadores Independentes ou de Serviço Doméstico:

Possibilidade de participação digital e / ou em suporte de papel:
•    Preenchimento da participação via plataforma eletrónica da Associação Portuguesa de Seguradores, na Internet, em https://pat.apseguradores.pt;

•    Preenchimento da Participação de Acidentes de Trabalho e envio para o endereço eletrónico: sinistros@lusitania.pt ou fax 707 504 656.

Informações adicionais:


Se o sinistro for simultaneamente acidente de viação:
Deverá ser anexada a fotocópia da declaração amigável do acidente automóvel, no final do preenchimento da participação eletrónica, no campo próprio para o efeito.

Em caso de morte do sinistrado:
Deverá ser imediatamente enviado um e-mail a comunicar o sucedido para sinistros@lusitania.pt, seguido do preenchimento da participação eletrónica de acidentes de trabalho e da seguinte documentação: certidão de óbito, o assento de nascimento dos beneficiários, se existirem e/ou assento de casamento, se o falecido for casado.

Como proceder em caso de acidente?

Está prevista a assistência médica ao sinistrado nas seguintes situações específicas:

1. Situações de urgência:


Após a ocorrência de acidente de trabalho que implique urgência nos cuidados de saúde, o sinistrado deverá ser encaminhado para o serviço de urgência do hospital civil mais próximo, recorrendo ao meio de transporte mais adequado à gravidade da lesão.

No registo de entrada na unidade hospitalar, sempre que possível, deverá ser referido que se trata de um acidente de trabalho e indicar o respetivo número da apólice da LUSITANIA.

Ultrapassada a situação de urgência, o sinistrado deverá ser encaminhado para uma clínica ou hospital integrante da rede de assistência médica da LUSITANIA, de acordo com o seu local de residência, devendo, obrigatoriamente, apresentar cópia da respetiva participação do acidente de trabalho.

Nas casos em que o sinistrado necessite de ficar internado e/ou ser sujeito a uma intervenção cirúrgica, os serviços da LUSITANIA deverão ser informados o mais depressa possível, por forma a efetuar-se, caso a lesão o permita, a sua transferência para um dos hospitais da rede de assistência médica da Companhia.

2. Situações que não envolvam urgência:


Nas situações em que não seja necessário recorrer os serviços de urgência hospitalar, o sinistrado deverá ser encaminhado para uma clínica ou hospital integrante da rede de assistência médica da LUSITANIA, de acordo com o seu local de residência, devendo, obrigatoriamente, apresentar uma cópia da respetiva participação do acidente de trabalho.

3. Situações em caso de recaída:
As recaídas deverão ser participadas à LUSITANIA pelo tomador de seguro, através do reenvio da participação de acidente de trabalho para o email sinistros@lusitania.pt.

Seguidamente, o sinistrado deverá contactar a LUSITANIA para solicitar a marcação de uma consulta.

No caso de ter decorrido mais de um ano entre as datas da alta e da recaída, a prestação de cuidados de saúde ao sinistrado por parte da LUSITANIA ficará condicionada à prévia análise pelos seus serviços médicos, da documentação clínica enviada pelo mesmo, atestando a relação entre as queixas apresentadas e o acidente de trabalho sofrido no passado.

Assistência a Sinistrados

1.   Rede de Clínicas de Acidentes de Trabalho
A assistência aos sinistrados é garantida pela LUSITANIA, a nível nacional, através de uma rede de clínicas e hospitais com os quais foram celebrados acordos de prestação de serviços.

A informação desta rede de prestadores clínicos pode ser consultada no sítio da Lusitania na Internet, em www.lusitania.pt/Apoio ao Cliente/Rede de Clínicas de Acidentes de Trabalho.

2.  Rede de transporte disponível
Nos termos das disposições legais, o sinistrado deve utilizar os transportes coletivos, salvo em caso de urgência ou por expressa indicação médica podendo, nestas situações, utilizar viatura própria, táxi ou ambulância.
Quando o sinistrado tiver prescrição médica para utilização de táxi ou ambulância, deverá contactar a LUSITANIA, que tentará providenciar o respetivo transporte.

Nestes dois últimos meios de transporte, deverão contactar a linha telefónica de atendimento, através do 210 407 510 ou 220 407 510, disponível nos dias úteis entre as 08:30 e as 19:30 horas.


DOWNLOADS:


 Manual de Acidentes de Trabalho

Mod. 626 - Pedido de Reembolso de Despesas de Sinistro


Instruções de Preenchimento da Participação Eletrónica de Acidentes de Trabalho