A carregar...
Home

Acidentes

Acidentes

 

Neste ramo, encontram-se abrangidos os seguintes seguros:


  • Acidentes de Trabalho Trabalhador Conta de Outrem, Trabalhador Independente e em Serviço;
  • Acidentes Pessoais - Acidentes Pessoais, Desporto, Cultura e Recreio, Escolar;
  • Proteção Criança;
  • Renda Familiar e Viagem



Como participar um sinistro?


Acidente de Trabalho

Como participar um Acidente de trabalho?

Independentemente do local onde seja prestada a assistência ao sinistrado, o tomador de seguro deverá preencher e assinar devidamente a  Participação Acidentes de Trabalho, modelo 376.
No caso do tomador de seguro ser uma empresa, para além de preencher e assinar, tem também de carimbar a participação.

No prazo máximo de 24 horas após a ocorrência do sinistro, este documento deverá ser remetido à LUSITANIA, através do Email sinistros@lusitania.pt ou Fax: 707 504 656.

Se o sinistro for, simultaneamente, acidente de trabalho e de viação, deverá:
- ser apresentada cópia da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A)
- ser  obrigatoriamente preenchido os campos 32 a 34 da participação de acidente de trabalho (modelo 376).

Em caso de morte do sinistrado, esta deverá ser comunicada imediatamente via Email ou Fax com a indicação de PARTICIPAÇÃO DE SINISTRO MORTAL, e acompanhada, se possível, da seguinte documentação:
- Certidão de óbito;
- Assento de nascimento dos beneficiários, se existirem;
- e/ou assento de casamento, se o falecido for casado.
 

Como proceder em caso de acidente?

Está prevista a assistência médica ao sinistrado nas seguintes situações específicas:

1. Situações de urgência
Após a ocorrência de acidente de trabalho que implique urgência nos cuidados de saúde, o sinistrado deverá ser encaminhado para o serviço de urgência do hospital civil mais próximo, recorrendo ao meio de transporte mais adequado à gravidade da lesão.

No registo de entrada na unidade hospitalar, sempre que possível, deverá ser referido que se trata de um acidente de trabalho e indicar o respetivo número da apólice da LUSITANIA.

Ultrapassada a situação de urgência, o sinistrado deverá ser encaminhado para uma clínica ou hospital integrante da rede de assistência médica da LUSITANIA, de acordo com o seu local de residência, devendo, obrigatoriamente, apresentar cópia da respetiva participação do acidente de trabalho.

Nas casos em que o sinistrado necessite de ficar internado e/ou ser sujeito a uma intervenção cirúrgica, os serviços da LUSITANIA deverão ser informados o mais depressa possível, por forma a efetuar-se, caso a lesão o permita, a sua transferência para um dos hospitais da rede de assistência médica da Companhia.

2. Situações que não envolvam urgência
Nas situações em que não seja necessário recorrer os serviços de urgência hospitalar, o sinistrado deverá ser encaminhado para uma clínica ou hospital integrante da rede de assistência médica da LUSITANIA, de acordo com o seu local de residência, devendo, obrigatoriamente, apresentar uma cópia da respetiva participação do acidente de trabalho.

3. Situações em caso de recaída
As recaídas deverão ser participadas à LUSITANIA pelo tomador de seguro, através da apresentação de nova participação de acidente de trabalho.

Seguidamente, o sinistrado deverá contactar a LUSITANIA para solicitar a marcação de uma consulta.

No caso de ter decorrido mais de um ano entre as datas da alta e da recaída, a prestação de cuidados de saúde ao sinistrado por parte da LUSITANIA ficará condicionada à prévia análise pelos seus serviços médicos, da documentação clínica enviada pelo mesmo, atestando a relação entre as queixas apresentadas e o acidente de trabalho sofrido no passado.


Assitência a Sinistrados


1.    Rede de Clínicas de Acidentes de Trabalho
A assistência aos sinistrados é garantida pela LUSITANIA, a nível nacional, através de uma rede de clínicas e hospitais com os quais foram celebrados acordos de prestação de serviços.

A informação desta rede de prestadores clínicos pode ser consultada no sítio da Lusitania na Internet, em www.lusitania.pt/Apoio ao Cliente/Rede de Clínicas de Acidentes de Trabalho.

2.    Rede de transporte disponível
Nos termos das disposições legais, o sinistrado deve utilizar os transportes coletivos, salvo em caso de urgência ou por expressa indicação médica podendo, nestas situações, utilizar viatura própria, táxi ou ambulância.

Quando o sinistrado tiver prescrição médica para utilização de táxi ou ambulância, deverá contactar a LUSITANIA, que tentará providenciar o respetivo transporte.


DOWNLOADS:


 Manual de Acidentes de Trabalho

Mod. 626 - Pedido de Reembolso de Despesas de Sinistro