A carregar...
Home

História

Anterior
  •  
  • 1986
  •  
  • 1988
  •  
  • 1990
  •  
  • 1992
  •  
  • 1994
  •  
  • 1996
  •  
  • 1998
  •  
  • 2000
  •  
  • 2002
  •  
  • 2004
  •  
  • 2006
  •  
  • 2008
  •  
  • 2010
  •  
  • 2012
  •  
Seguinte
1985

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

1986

Fundação da Lusitania, Companhia de Seguros, SA.


A escritura de fundação foi celebrada no Auditório do Montepio Geral e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado do Tesouro, do Presidente do Instituto de Seguros de Portugal, além dos fundadores e de muitas personalidades do meio financeiro e empresarial.


Primeira Seguradora criada depois de 1947 e a primeira após a abertura da banca e dos seguros à iniciativa privada, a LUSITANIA é uma sociedade anónima de capitais inteiramente portugueses, cujo principal acionista é o Montepio Geral.


Conclusão das instalações da sede e abertura ao público


A Lusitania iniciou a sua atividade na Torre 2 das Amoreiras, em Lisboa, complexo empresarial e comercial então recém concluído.


Em 24 de novembro, abre ao público, apta a operar em todos os tipos de seguro não vida, apoiada numa equipa jovem e numa informática evoluída e tendo por base de trabalho um atendimento rápido, personalizado e eficaz.

1987

FUNDAÇÃO DA LUSITANIA VIDA, COMPANHIA DE SEGUROS S.A.


Em 15 de maio de 1987 foi constituída a Lusitania Vida, Companhia de Seguros, SA, empresa dedicada, em exclusivo, à exploração do ramo vida e em cujo capital a Lusitania participa. O seu quadro acionista é semelhante ao da Lusitania, sobressaindo, também aqui, o Montepio Geral.

1988

INCÊNDIO NO CHIADO


Em 25 de agosto de 1988, a cidade acorda em pânico. A Baixa de Lisboa está a arder; este sinistro que destruiu uma significativa percentagem dos edifícios pombalinos do coração da cidade, constituiu um marco na história da capital e da Lusitania

Na zona está a sede social do Montepio Geral e célebres armazéns "Grandella", edifício já seguro na Lusitania e que ao tempo se vê afetado. Com pouco mais de um ano de existência, a Lusitania acompanha as companhias de maiores tradições no mercado sendo confrontada com um sinistro de enormes proporções para a sua dimensão. Porém, tal sinistro comprovou a boa performance técnica e financeira da empresa, ao ter sido a primeira a apurar e regularizar os prejuízos.

1989

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

1990

AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA PEÇA DA COLEÇÃO LUSITANIA


Em 17 de novembro de 1990, a Lusitania adquire, para o seu património, a espada de honra do herói nacional, General Francisco da Silveira, figura de destaque na defesa do país no período das invasões napoleónicas.

Esta peça constitui o embrião da Coleção Lusitania, coleção de peças de valor artístico e histórico que constituem hoje um ex-libris da Empresa e da sua identificação com os valores da nação lusitana, representando ainda um investimento de grande estabilidade e constante valorização.

1991

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

1992

INAUGURAÇÃO OFICIAL DA CLÍNICA DE SANTA MARIA DE BELÉM


Em 14 de abril de 1992, é inaugurada, em Lisboa, a Clínica de Santa Maria de Belém, com a presença do Senhor Ministro da Saúde.

Projeto de iniciativa da Lusitania que, à data, possuía, em conjunto com o Montepio Geral, a maioria do capital social da Empresa, a Clínica tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde, especialmente os complementares da atividade seguradora, a nível dos meios de diagnóstico, tratamento e de recuperação.

1993

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

1994

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

1995

Inauguração do edifício sede da Zona Norte


Em 18 de dezembro de 1995, foi inaugurado, no Porto, o edifício sede da Zona Norte, tendo contado com a presença da Sra. Ministra da Saúde, do Governador Civil do Porto e do Presidente da Câmara, para além dos Órgãos Sociais da Empresa, dos trabalhadores da região e dos principais clientes e colaboradores da empresa.

Construído de raiz para albergar os serviços da Companhia, o edifício, de grande prestígio, reforçou a imagem da Lusitania na Zona Norte, onde a Empresa possui excelente implantação.

Compra do Palácio do Porto Covo para Sede da Companhia


Em 1995 a Lusitania Companhia de Seguros adquiriu ao Foreign Office o edifício para ali instalar a sua sede social, recuperando, desta forma, para o património nacional um dos mais representativos e históricos edifícios da cidade de Lisboa, verdadeiro "ex-libris" do bairro em que se integra.

1996

COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DA LUSITANIA


Ao completar dez anos, a Lusitania comemorou esta data da melhor maneira. Nos jardins do recém adquirido Palácio do Porto Covo, realizou-se uma Missa Campal, celebrada pelo Padre Vitor Melícias, Presidente da Assembleia Geral, a que assistiram fundadores, órgãos sociais e trabalhadores.

Foi homenageada a memória dos acionistas e trabalhadores já falecidos e recordado o esforço de todos os que, ao longo desta década, contribuíram, de forma decisiva, para o desenvolvimento e consolidação da primeira empresa portuguesa de seguros fundada depois de 1947. À celebração seguiu-se um animado almoço, servido nos jardins do Palácio, que permitiu a todos uma excelente jornada de convívio.

1997

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

1998

TRANSFERÊNCIA DA SEDE PARA O PALÁCIO DE PORTO COVO


Em abril de 1998, após as obras de recuperação do edifício, a Lusitania transferiu todos os serviços da sua Sede Social, das Amoreiras para o Palácio do Porto Covo, na Rua de São Domingos à Lapa, 35, em Lisboa.

Para além da melhoria em espaço e condições de trabalho, a Empresa alcançou ainda e em especial uma dimensão qualitativa em termos de identidade e imagem que vão muito para além das expectativas iniciais.

1999

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

2000

CONSTITUIÇÃO DA MOÇAMBIQUE COMPANHIA DE SEGUROS SARL


Constitui-se em abril de 2000 a Moçambique, Companhia de Seguros, SARL, com sede na cidade de Maputo, que ficou instalada na Av. 25 de Abril.

A referida Companhia surgiu associada ao banco de Desenvolvimento e Comércio, e cuja instalação foi coordenada pela Lusitania, tem como objetivo, o apoio aos principais agentes económicos moçambicanos.

ASSINATURA DO ACORDO DE COMPRA DO NEGÓCIO EM PORTUGAL, DA ROYAL & SUN ALLIANCE


Em novembro de 2000, foi assinado, em Lisboa, o contrato de compra da operação portuguesa de seguros não vida, da Royal & Sun Alliance. A cerimónia ocorreu na sede da Lusitania, em Lisboa, com a presença dos responsáveis das duas empresas. Este acordo, precedido de aprofundada análise e negociação é o corolário de um objetivo de crescimento sustentado.

2001

COMEMORAÇÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA LUSITANIA


O 15º aniversário da Lusitania, ocorrido em 6 de junho de 2001, foi comemorado simultaneamente com o acolhimento aos trabalhadores da Royal & Sun Alliance, que integram a Lusitania a partir de 1 de agosto de 2001.

A cerimónia teve lugar nos jardins do Palácio de Porto Covo e a ela assistiram os responsáveis das duas empresas, os elementos dos seus quadros de pessoal, das empresas a elas ligadas e ainda todos os que de alguma maneira colaboraram na constituição da Lusitania em 1986 e a têm apoiado desde então.


ASSINATURA DA ESCRITURA DE COMPRA DA OPERAÇÃO DA ROYAL & SUN ALLIANCE EM PORTUGAL


Em 31 de julho de 2001, após a aprovação da transferência de carteira da Royal & Sun Alliance para a Lusitania, foi assinada, em Lisboa, no Palácio de Porto Covo, sede social da Lusitania, a escritura de compra das agências gerais em Portugal das duas empresas britânicas, Royal & Sun Alliance Insurance PLC e Sun Insurance Office, Limited, com a respetiva transferência da carteira de seguros não vida.


Com esta operação, a Lusitania aumenta em 25% a sua carteira de prémios e recebe a colaboração de uma significativa rede de agentes, em especial no sul do país, ascendendo assim a uma dimensão e posição potenciadoras de bom crescimento e alta performance e rentabilidade no mercado português, situação que corresponde inteiramente aos objetivos da Lusitania.

2002

INAUGURAÇÃO DO AUDITÓRIO ANTÓNIO DA COSTA LEAL


Coincidindo com o seu 16º aniversário, a Lusitania inaugurou, em 6 de junho de 2002, o novo Auditório, edificado na parte sul do jardim. Este edifício acolherá, também, a partir de 2002, em exposição permanente, a coleção de moedas de ouro da empresa.

2003

DISTINÇÃO COM PRÉMIO DE PRODUTIVIDADE PELA ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL PORTUGUESA


A escolha da Lusitania como uma das empresas portuguesas de referência no tocante à produtividade, constitui uma distinção de grande valor e que, a todos nos enche de satisfação.

Numa sociedade altamente concorrencial, o nível de produtividade constitui uma aferição de eficácia e uma condição de sobrevivência. Importa pois, refletir sobre o texto integral que acompanhou a distinção concedida à Lusitania e através dele consciencializarmo-nos que o processo de aperfeiçoamento pessoal e da empresa é uma corrida que não tem fim. Na sequência de um trabalho efetuado pelos Engenheiros Correia Gago, Gomes Cardoso, Torres Vicente e Cardoso dos Santos, a Associação Industrial Portuguesa distinguiu a Lusitania como "Caso de Sucesso na Gestão dos Fatores determinantes da Produtividade". O diploma respeitante ao referido prémio foi entregue em sessão solene no dia 7 de outubro, na FIL, foram oradores os Drs. Silva Lopes, João Salgueiro e Manuel Pinho.

 

CONCLUSÃO DAS OBRAS DO MUSEU DE NUMÁRIA DE OURO PORTUGUESA


O Conselho de Administração da Lusitania inaugurou no dia 28 de novembro de 2003, o Museu de Numária de Ouro Portuguesa, localizado no Auditório Dr. António da Costa Leal. Contou com a presença das primeiras linhas da Companhia e do Presidente do Montepio Geral, Dr António da Costa Leal.

A Coleção de ouro amoedado da Companhia, constitui uma das mais belas coleções de Numária de Ouro Portuguesa. A apresentação desta coleção culmina um notável ciclo de realizações da Lusitania que a identificam com a Cultura e as tradições da Cultura Portuguesa.

Para o ano de 2005 ficou prevista a inauguração oficial deste espaço museológico.


 

AQUISIÇÃO DA CARTEIRA AUTOMÓVEL DA GÉNESIS, EMPRESA DO GRUPO METROPOLITAN LIFE


O contrato que formalizou em termos definitivos a aquisição desta Carteira de Seguros, realizou-se no passado dia 22 de dezembro, na Sede da Companhia.

Durante a cerimónia usaram da palavra o Presidente da Lusitania, Dr. António da Costa Leal, que saudou os representantes da Génesis e salientou a importância da aproximação entre as empresas Portuguesas e Espanholas.

O representante da Génesis, D. José Maria Dot, agradecendo, referiu que a escolha da Lusitania para suceder à Génesis teve por base a sua imagem de qualidade, e terminou desejando o maior sucesso nesta operação.
 


 

2004

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

2005

DESENVOLVIMENTO DE UMA POLÍTICA DE NOVAS PARCERIAS


Em 2005, a Lusitania manteve a sua estratégia de distribuição, no sentido de ser conhecida como "A Companhia preferida dos melhores mediadores".

Desenvolveu, parcerias de forma diferenciada, nomeadamente o projeto "Agentes Exclusivos", grupo com elevada relevância estratégica. Promoveu, igualmente, a iniciativa "Novas Parcerias", que visa o desenvolvimento da relação com um número significativo de agentes de elevada qualidade.



2006

COMEMORAÇÃO DO 20º ANIVERSÁRIO DA LUSITANIA


Em 6 de junho, a Lusitania completou vinte anos de atividade, assinalados com a inauguração de uma exposição intitulada "Lusitania 20 anos. O começo de um grande futuro", que esteve patente ao público até dezembro de 2006.

A exposição foi inaugurada pelo Prof. José Silva Lopes, Presidente do Conselho de Administração do Montepio e da Lusitania.

LANÇAMENTO DE UM NOVO PROJETO INOVADOR DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO


A Lusitania iniciou o projeto de Gestão Documental, que visa a organização de documentos na forma digital; controlar, aferir e acelerar os processos de negócio, eliminar fraudes, agilizar as transações entre empresas; aumentar a produtividade utilizando os recursos humanos disponíveis e reduzir significativamente o extravio ou falsificação de documentos.

Pretende, igualmente, proporcionar ao Cliente, um melhor atendimento, garantindo respostas precisas e instantâneas.


LORD MAYOR DE LONDRES VISITA A SEDE DA LUSITANIA 


O Lord Mayor de Londres, Alderman David Brewer, acompanhado pelo Embaixador do Reino Unido em Portugal, visitou no âmbito da sua deslocação a Portugal a Lusitania, tendo procedido à abertura no Auditório da Companhia de uma Conferência subordinada ao tema "Investimento e Financiamento de Infraestruturas Urbanas" que contou com cerca de 100 participantes de grandes empresas de obras públicas, bancos e empresas públicas e municipais.



DINAMIZAÇÃO DE NOVOS PROCESSOS TECNOLÓGICOS


Foi desenvolvido o sistema de workflow para gestão dos pedidos de anulação dos contratos, com o objetivo de promover uma atuação comercial pró-ativa antes da anulação efetiva.


Foi também criado o novo Portal do Mediador com o intuito de encontrar as melhores ferramentas do mercado e de satisfazer as crescentes necessidades dos nossos colaboradores e clientes. Permite a gestão de carteiras e a emissão de contratos e de recibos de prémios em tempo real, a partir dos simuladores existentes.

DISTINÇÃO COM O PRÉMIO "GREAT PLACE TO WORK"


Em abril a Lusitania foi distinguida com o prémio "Great Place to Work", iniciativa liderada pelo Jornal Público e pela Consultora Great Place to Work.

Foi realizado um inquérito sobre as condições de trabalho e perspetivas de futuro a mais de dez mil trabalhadores das principais empresas portuguesas, resultando na seleção das 25 melhores empresas para trabalhar no mercado nacional. Entre as 25 primeiras empresas escolhidas apenas oito foram portuguesas e as demais foram multinacionais ou associadas.

A Lusitania ficou excelentemente classificada, representando este prémio um justo motivo de orgulho para todos os que nela trabalham.

2007

DISTINÇÃO COM O PRÉMIO "GREAT PLACE TO WORK"


A Lusitania foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, uma das 25 melhores empresas para se trabalhar em Portugal.


Este ano, o Great Place to Work Institute, convidou 1800 empresas, que representavam um total 41 mil trabalhadores, sedeados em Portugal. Mais de 200 empresas ficaram apuradas, mas apenas 25 conseguiram presença no ranking nacional.


A escolha foi baseada num inquérito aos trabalhadores das principais empresas portuguesas, acerca das condições de trabalho e perspetivas de futuro.


Este prémio, constitui um justo motivo de orgulho para todos os que nela trabalham.


Entre as 25 primeiras empresas escolhidas apenas onze são portuguesas, as demais são multinacionais ou associadas.


LANÇAMENTO DA NOVA IDENTIDADE CORPORATIVA LUSITANIA



2008

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

2009

AQUISIÇÃO DA REAL SEGUROS E MUTUAMAR


Um dos mais importantes marcos da história da Lusitania, que se destaca pela sua relevância e impacto.

A primeira operação incluiu, também, a aquisição da N Seguros, seguradora que utiliza, exclusivamente, o canal direto dirigido ao segmento de particulares.

A integração da Real Seguros e da Mutuamar na Lusitania constituiu um assinalável êxito operacional, pela forma como foram conduzidas as negociações e levado a efeito o processo de fusão que ocorreu em 31 de dezembro de 2009.

O Grupo Montepio passa assim a deter no âmbito da actividade seguradora uma quota de mercado de 6,3%, tornando-se o segundo maior operador de seguros de capital integralmente nacional e o 6º do ranking geral.

2010

LANÇAMENTO DA UNIDADE DE NEGÓCIO AUTÓNOMA LUSITANIAMAR


Marca que tem como principal área de nas os seguros de navios e os seguros de transporte de mercadorias.


Na sua Oferta incluem-se, também, os seguros de embarcações de recreio, embarcações de atividade marítimo-turística, portos, terminais portuários, pescas e marinas de recreio.

LusitaniaMar - Consigo a Bordo!

LUSITANIA TEM NOVO SITE


A Lusitania renova o seu site em termos de imagem, conteúdos e funcionalidades, pretendendo espelhar de forma coerente o ADN da Marca: inovação, flexibilidade e diferenciação. Aprofundar uma estratégia de diálogo continuo entre clientes, os parceiros e a Lusitania (online e offline) é o objetivo que está na origem da renovação do site.


2011

INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES NA SEDE DA LUSITANIA


O Palácio de Porto Covo, atual sede da Companhia, obra arquitetónica construída e decorada por grandes mestres portugueses da pintura, azulejaria e marcenaria no último quartel do séc. XVIII viu ampliado nos seus terrenos e jardins contínuos um novo edifício moderno, da autoria do arquiteto Frederico Valssassina. À intemporalidade e exclusividade do edifício secular une-se o modernismo contemporâneo singular, símbolo de uma nova Imagem e Dimensão da Companhia.


INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE COLECÇAO DE MEDALHAS


Inauguração da exposição permanente da coleção de Medalhas inerentes à atividade seguradora portuguesa, gentilmente cedida à Lusitania pelo seu colecionador, Dr. Giacomo Landi.



LUSITANIA PREMIADA COM O PRÉMIO PRATA NO SETOR FINANCEIRO


Lusitania premiada com o prémio prata na categoria Setor Financeiro, do Sapo 2011, com a campanha online "Viagem Segura",

que suportou a divulgação do novo site da Lusitania. Através de um jogo interativo e com uma mensagem de segurança subjacente, Lusitania Estrada Segura, são testadas as capacidade de condução de cada utilizador, atribuindo desconto na subscrição de um seguro automóvel.



COMEMORAÇÃO DO 25º ANIVERSÁRIO DA LUSITANIA


Comemoração do 25º Aniversário da Lusitania com inauguração, no Auditório António da Costa Leal, do painel comemorativo de 25 anos da autoria do escultor António Quina.

2012

LUSITANIA DISTINGUIDA PELA APCE


Lusitania distinguida pela APCE: Grande prémio de excelência com o jogo Lusitania "Viagem Segura".

Prémio de Mérito do seu Logo Comemorativo dos 25 anos e do Museu de Medalhas da Atividade Seguradora.



LANÇAMENTO DA REVISTA LUSITANIA CONSIGO!


Lançamento da nova revista - Lusitania Consigo!


Uma revista de Comunicação interna com informação relevante sobre o grupo Montepio, em particular, da Lusitania e Lusitania Vida.


Através de uma nova aplicação intitulada  "Lusitania Consigo", é possivel o seu download gratuito nas aplicações mobiles, IPAD, IPHONE e ANDROID.


INAUGURAÇÃO DO PRIMEIRO BALCÃO DA LUSITANIA MAR EM VILA DO CONDE


Inauguração em Vila do Conde do primeiro Balcão de seguros de Mar da Lusitania Mar. Um ponto de acesso privilegiado a todos os parceiros, Clientes e Mediadores que operem no mercado do Mar.

2013

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.

2014

Não existem eventos a assinalar no ano seleccionado.