Informações sobre o Covid-19 | Lusitania Seguros

A Lusitania está consigo!

Decreto-Lei n.º 20-F/2020

Regime excecional e temporário relativo aos contratos de seguro

Prorrogação do regime excecional e temporário relativo aos contratos de seguro até 30 de setembro de 2021.
O Decreto-Lei n.º 22-A/2021, de 17 de março, procedeu à alteração do Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio, que estabelece um regime excecional e temporário relativo aos contratos de seguro, definindo que o mesmo passa a vigorar até 30 de setembro de 2021, sem prejuízo do período de produção dos efeitos contratuais que decorram da aplicação de alguns preceitos.

 

Lusitania mantém-se próxima dos seus clientes, principalmente quando estes mais precisam.

A entrada em vigor, no dia 13 de maio de 2020, do Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio, permitiu-nos estabelecer, ainda que de modo excecional e temporário, algumas medidas mais favoráveis aos nossos clientes, relativamente ao pagamento do prémio de seguro.

Assim, se o cliente não proceder ao pagamento atempado do prémio ou fração, que se vença entre 13 de maio de 2020 e 30 de setembro de 2020, relativo a qualquer seguro obrigatório, dispõe de mais 60 dias para regularizar o pagamento, mantendo-se válidas as coberturas obrigatórias, por um período adicional de 60 dias, a contar da data de vencimento do prémio ou fração devida. O cliente poderá opor-se à referida manutenção do contrato, até à data de vencimento, bastando, para tal, comunicar essa vontade à Lusitania. Para o efeito, e em conformidade com o legalmente previsto, iremos oportunamente remeter comunicações aos nossos clientes. Na ausência de oposição, manter-se-ão em vigor as coberturas obrigatórias, sendo devido o pagamento do prémio referente ao período adicional dos 60 dias. 

Adicionalmente, o referido diploma prevê um regime especial aplicável aos clientes que desenvolvam atividades que se encontrem suspensas ou com estabelecimentos encerrados, ou, bem assim, que sofreram reduções significativas decorrentes das medidas adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19. 

Os clientes que demonstrem cumprir as condições previstas no diploma legal podem solicitar o reflexo dessas circunstâncias no prémio dos seguros que cubram riscos da atividade e / ou requerer o fracionamento do pagamento dos prémios da anuidade em curso, sem custos adicionais.

Com a aprovação e entrada em vigor deste regime excecional, a Lusitania continuará a desenvolver todos os esforços no sentido de implementar as medidas que se mostrem adequadas para responder às necessidades sentidas pelos seus clientes. 

Encontramo-nos, como sempre, ao seu dispor para qualquer esclarecimento que seja necessário, através dos números de telefone 210 407 510 / 220 407 510 (dias úteis, das 08h30 às 19h30), por e-mail lusitania@lusitania.pt, num Balcão Lusitania ou junto do seu Mediador.

Informações Covid-19

Neste período difícil, ao qual todos temos de nos adaptar, a prioridade absoluta da Lusitania é a preservação da saúde dos seus colaboradores e a manutenção da qualidade do serviço prestado aos clientes.
Apelamos a todos os nossos clientes que contribuam para a redução do risco de contágio deste vírus, adotando as medidas recomendadas pelas Autoridades, de forma a regressarmos todos, em segurança, ao nosso quotidiano.

A saúde de todos é o mais importante agora!

Através do nosso parceiro de saúde AdvanceCare, divulgaremos, também, todas as informações e atualizações sobre o que precisa saber sobre o Coronavírus. Artigo com tudo o que precisa de saber

Para o manter sempre atualizado:  
Na página EstamosON, poderá conhecer as medidas excecionais adotadas pelo Governo de Portugal em cada área governativa como resposta ao novo coronavírus e à COVID-19.

Teletrabalho

Dicas para manter a produtividade no Teletrabalho

O teletrabalho é um desafio que, nesta fase, todos temos de ultrapassar. Exige uma mudança de hábitos e uma nova forma de disciplina, para que se consiga manter a produtividade.
Toda a família se encontra na mesma situação, a partilhar o mesmo espaço, pelo que, sem dúvida, será necessário criar algumas regras para se ser bem-sucedido.
Deixamos algumas dicas para o ajudar a ter sucesso:

Escolha o seu espaço de trabalho
Escolha uma divisão da casa, para se dedicar ao trabalho. Não misture os espaços de trabalho com os de lazer, para manter a divisão entre o profissional e o pessoal.
Este espaço deve ser harmonioso, luminoso e tranquilo e mantenha-o arrumado e organizado, para que se sinta confortável e motivado para trabalhar.
Evite distrações com companhia em casa
Todos os elementos da família estão em casa, sendo necessário garantir a concentração e respeitar o espaço de trabalho de cada um. 
No caso de estar com crianças em casa, devem ser definidos turnos e momentos em que não deve ser interrompido. 
Defina bem os horários
Os horários de trabalho devem estar bem definidos, para que não surja a “vontade” de interromper constantemente. 
As pausas são importantes e devem ser feitas, para manter a concentração e controlar a ansiedade. No entanto, devem ser programadas. Mantenha uma rotina e respeite os horários habituais. 
Vista-se para trabalhar
Mesmo estando em casa, deve manter as suas rotinas.
Prepare-se como se fosse sair para o seu local de trabalho. Claro que pode optar por vestuário mais confortável e descontraído, mas não caia na tentação de manter o pijama. 
Comunique com a sua equipa
Manter a comunicação é muito importante, fomentando a troca de ideias e a determinação de uma orientação do trabalho a desenvolver.
Garanta que está conectado
Com a maioria dos portugueses a trabalharem a partir de casa, é possível que aumente o tráfego e a dificuldade de acesso. 
As operadoras já anteciparam eventuais problemas, MEO, NOS e Vodafone estão a oferecer desde o dia 17 de março, 10GB de dados aos clientes, particulares e empresariais, por 30 dias. 
Se tem uma casa grande e dificuldade em garantir que a internet chega a todas as divisões, avalie a possibilidade de aumentar o sinal.
Mantenha-se contactável
É cada vez mais difícil “desligar” fora do horário de trabalho e, em casa, a definição de um horário é ainda mais difícil. 
Por isso, é necessária uma maior vigilância e conexão dos meios de contacto, como email e telemóvel.
Barulho de fundo
É importante manter algum ruído de fundo, porque estamos habituados a trabalhar essencialmente em open space. Ligue a música ou a televisão, para colmatar o sentimento de isolamento. 
Faça chamadas em vídeo
É importante manter reuniões de ponto de situação e discussão dos temas em curso. 
A maioria dos assuntos pode ser resolvido por e-mail, mas as chamadas e mesmo as vídeo chamadas são importantes, pelo menos com os elementos da sua equipa. 
Deve ser mantido o contacto visual, neste momento de isolamento e maior solidão.
Mantenha a ligação humana
Neste período de isolamento, as oportunidades para conviver são escassas e é importante haver espaço para conversas informais que, fazem parte do dia-a-dia do escritório e devem ser mantidas nesta fase. 
Faça desporto
Deve manter os hábitos de desporto, mesmo sem ir ao ginásio. Contrarie o sedentarismo e faça exercício em casa. 
Acompanhe um treino online ou simplesmente faça uma série de alongamentos e respiração, estique as pernas, braços e costas. Mantenha o tipo de treino que está habituado a fazer, mas em casa.
Aproveite o tempo extra e faça coisas novas
Não mude o horário do despertador, nem se mantenha a trabalhar até mais tarde. Respeite os seus horários de trabalho e aproveite o tempo livre para fazer coisas novas. 
Aproveite ainda para retomar alguns hobbys ou adotar novos interesses, ou mesmo para fazer coisas em casa, para as quais nunca tem tempo.

Canais Digitais

Simule os seus seguros online utilize os nossos contactos para esclarecimento de todas as dúvidas.

Pagamentos

1. Multibanco 

Via Homebanking  

Aceda online ao seu banco para efetuar os pagamentos por Multibanco, introduzindo os seguintes dados:

• Nos terminais ATM


Recorra apenas para os pagamentos que não pode adiar ou se não for mesmo possível utilizar os canais digitais.


2. Transferência bancária 

Via Homebanking  

Na eventualidade de não ser possível efetuar o pagamento por Multibanco, tem ainda à sua disposição o pagamento por transferência bancária, cujos dados passamos a informar: 

LUSITANIA, COMPANHIA DE SEGUROS S.A. 
IBAN: PT50 0036 0175 99100 734193 23
 

Nota: não se esqueça de colocar Nome e Email da Lusitania, para agilizar a informação sobre a receção do pagamento.

Via Multibanco  

Se não tiver forma de aceder ao Homebanking, poderá ainda efetuar a transferência num terminal de Multibanco, utilizando os seguintes dados: 

LUSITANIA, COMPANHIA DE SEGUROS S.A. 
IBAN: PT50 0036 0175 99100 734193 23


3. SEPA DD (débito direto) 

Com fiabilidade e segurança, assegure o pagamento dos seus seguros por débito automático na conta bancária. Sem perdas de tempo e preocupações, garanta que os seus  seguros estão sempre em vigor. 

A adesão é gratuita! Apenas tem de nos indicar o seu IBAN, preencher e assinar o Impresso ADC, devolvendo-o para gestao.contas@lusitania.pt