Exposição LUCIUS CORNELIUS BOCCHUS

Lusitania apoia a exposição LUCIUS CORNELIUS BOCCHUS. Um Lusitano Universal

12 abr 2019

Museu Nacional de Arqueologia

A Lusitania oferece os seguros da exposição que o Museu Nacional de Arqueologia, no âmbito da sua programação Mostra Espanha 2019, organiza, conjuntamente com o Centro de Arqueologia de Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa, o Museo Nacional de Arte Romano e o Consórcio Ciudad Monumental de Mérida, para que se conheça melhor o legado romano – nossa cultura e património comuns.

Afortunadamente, o Centro de Arqueologia de Lisboa resgatou definitivamente das Termas dos Cássios, na Rua das Pedras Negras, onde se encontrava num lugar de dificílimo acesso, a afamada inscrição de Lisboa, descoberta por A. M. Dias Diogo, e que nunca fora apresentada publicamente.

A reunião desta com a inscrição de Bocchus de Mérida é, portanto, um acontecimento inédito, especial e com valor simbólico, pois junta a epigrafia da capital da província e da capital atlântica, também porto de mar desta.

Esta apresentação na galeria nascente do Museu Nacional de Arqueologia, ocupada pela exposição “Religiões da Lusitânia. Luquuntor Saxa”, é um lembrete para que não se perca a ideia de uma necessária e desejada renovação daquela no quadro da unanimemente ambicionada reprogramação do Museu Nacional de Arqueologia.

De 12/04/2019 a 31/12/2019

Museu Nacional de Arqueologia
Praça do Império
1400-206 Lisboa
Horário | terça a domingo: das 9h30 às 12h30, e das14h00 às 17h30