Responsabilidade Social Cultura | Lusitania Seguros
Lusitania

Responsabilidade Social Cultura

Academia da Marinha

Sendo a Lusitania um dos principais players na área dos seguros marítimos, não podíamos deixar de patrocinar as atividades ligadas ao mar. É nesta onda que apoiamos a Academia de Marinha, um órgão cultural da Marinha com autonomia científica. Esta instituição tem por missão promover e desenvolver estudos, além de divulgar os conhecimentos relacionados com a história, as letras, as artes e as ciências ligadas às atividades marítimas.

Academia Nacional Belas Artes

Valorizar o papel da arte e o seu ensino são o objetivo da Lusitania no apoio à Academia Nacional de Belas Artes.  Esta instituição centenária de utilidade pública, tutelada pela Secretaria de Estado da Cultura, foi o berço dos principais artistas nacionais e contribui para o ensino das artes e sua divulgação.

Direção Geral Património Cultural

Proteger a memória dos lugares é a garantia de um futuro com mais património. É esta a motivação que leva a Lusitania a apoiar a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), responsável pela gestão do património cultural em Portugal continental.
As suas atribuições passam pelo estudo, investigação e divulgação do Património imóvel, móvel e imaterial, pela gestão do património edificado arquitetónico e arqueológico no território e nas cidades, pela realização de obras de conservação nos grandes monumentos, pela gestão dos Museus Nacionais e dos monumentos classificados como Património Mundial, pela coordenação da Rede Portuguesa de Museus, pela documentação e inventário do património imaterial, indo até às intervenções de conservação e restauro de peças de património móvel e integrado.

Direção Regional de Cultura do Centro

A cultura está no centro das nossas vidas e por isso mesmo a Lusitania apoia a Direção Regional de Cultura do Centro. Em articulação com os serviços e organismos do Ministério da Cultura, a sua missão passa pela criação de condições de acesso aos bens culturais, o acompanhamento das atividades e a fiscalização das estruturas de produção artística financiadas pelos serviços e organismos da área da cultura, o acompanhamento das ações relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural imóvel, móvel e imaterial e apoio a museus.

Direção Regional de Cultura do Norte

São os valores da cultura que norteiam o apoio da Lusitania à Direção Regional de Cultura do Norte. O seu objetivo passa por dar a conhecer o valioso património cultural e as diversas atividades que se desenvolvem neste vasto território, povoado de castelos, palácios, mosteiros e igrejas, entre outros. Tem como responsabilidade assegurar o legado dos valores culturais, identitários e patrimoniais herdados do passado.

Encontros com o Património

Damos ouvidos à defesa do património e à descoberta do desconhecido todas as semanas. É este o propósito do nosso patrocínio ao programa da TSF "Encontros com o Património" que leva à antena semanalmente sítios com história, paisagens e pessoas. Pelo microfone do repórter Manuel Vilas-Boas, e pela conversa com diferentes especialistas, ficamos a conhecer Portugal na sua variedade de monumentos, locais, sítios muitas vezes escondidos.

Fundação CCB

São os altos valores transmitidos pela cultura que nos levam a apoiar a Fundação Centro Cultural de Belém. Esta instituição pública tem por objetivo a promoção cultural, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, do teatro à dança, da música clássica ao jazz, da ópera ao cinema.

ISA Instituto Superior de Agronomia

Uma parceria que floresce todos os dias é o apoio da Lusitania  ao Jardim Botânico da Ajuda (JBA). O JBA foi o primeiro Jardim Botânico de Portugal desenhado com o fim de manter, estudar e colecionar o máximo de espécies do mundo vegetal. Fundado em 1768, foi projetado por um botânico italiano, Domingos Vandelli, vindo de Pádua e chamado pelo rei D. José para ensinar os seus príncipes. Ainda hoje é um testemunho vivo usado no ensino científico em Portugal.

Museu da Presidência da República

É com o maior orgulho que apoiamos o Museu da Presidência da República, uma instituição que tem como missão o estabelecimento de uma relação interativa entre os cidadãos e a  Presidência, promovendo de forma apelativa a participação dos visitantes ao nível social, cultural e artístico.