Participar Sinistros de Acidentes | Lusitania Seguros

Participar Sinistro | Acidentes

Como Participar

Como Participar Acidentes de Trabalho? 


Empresas até 10 trabalhadores, Trabalhadores Independentes ou de Serviço Doméstico: 

Possibilidade de participação digital e / ou em suporte de papel. 

Preenchimento da participação via plataforma eletrónica da Associação Portuguesa de Seguradores, na Internet, em https://pat.apseguradores.pt

Preenchimento da Participação de Acidentes de Trabalho e envio para o email  sinistros@lusitania.pt.

Empresas com mais de 10 trabalhadores: 

Preenchimento obrigatório da participação via plataforma eletrónica da Associação Portuguesa de Seguradores, na Internet, em https://pat.apseguradores.pt .



Como Participar Acidentes Pessoais e Viagem? 

Para participar um sinistro, apenas é necessário preencher e assinar o Impresso Participação de Sinistro, ou enviar uma comunicação escrita para email sinistros@lusitania.pt

Deverá indicar a seguinte informação: 

  • Nº da apólice; 
  • Nome do tomador do seguro e pessoa segura; 
  • Contactos; 
  • Local do evento; 
  • Data e hora do sinistro; 
  • Descrição pormenorizada; 
  • Deverá remeter à Lusitania os relatórios médicos existentes e restante documentação. 

 

 

Ícone telefone cinzento

Assistência Viagem (Opção Lux)

(24h por dia, 7 dias por semana, válido em Portugal e no estrangeiro)

(+351) 210 454 954

Ícone telefone cinzento

Informações

(Dias úteis das 8h30 às 19h30) Os esclarecimentos relativos a sinistros podem ser obtidos diretamente junto da Linha de Apoio ao Cliente, através dos contactos:

(+351) 210 407 510

(+351) 220 407 510

Ícone caixa de email cinzento

Tem dúvidas?

Envie-nos um email

lusitania@lusitania.pt

Informações - Acidentes de Trabalho  

Situações de urgência: 
O sinistrado deverá ser encaminhado para o serviço de urgência hospitalar mais próximo do local. No registo de entrada, sempre que possível, deverá ser referido que se trata de um acidente de trabalho e indicar o respetivo número da apólice da Lusitania. 

Ultrapassada a situação de urgência, o sinistrado deverá ser encaminhado para uma clínica ou hospital integrante da Rede de Clínicas de Acidentes de Trabalho da Lusitania, devendo, obrigatoriamente, apresentar cópia da respetiva participação do acidente de trabalho. 
 
Situações que não envolvam urgência: 
O sinistrado deverá ser encaminhado para uma clínica ou hospital integrante da Rede de Clínicas de Acidentes de Trabalho da Lusitania, devendo, obrigatoriamente, apresentar cópia da respetiva participação do acidente de trabalho. 

Transportes disponíveis aos sinistrados: 
O sinistrado deve utilizar os transportes coletivos, salvo em caso de urgência ou por expressa indicação médica podendo, nestas situações, utilizar viatura própria, táxi ou ambulância. 

Caso o sinistrado tenha prescrição médica para utilização de táxi ou ambulância, deverá contactar a Lusitania, para que a companhia possa providenciar o respetivo transporte. 

Situações em caso de recaída: 
As recaídas deverão ser participadas à Lusitania pelo tomador do seguro, através do reenvio da participação de acidente de trabalho para o email sinistros@lusitania.pt . 

O sinistrado deverá contactar a Lusitania para solicitar a marcação de uma consulta. 

Em caso de morte do sinistrado 
O tomador do seguro deverá comunicar, com a maior brevidade possível, através do email sinistros@lusitania.pt, seguido do preenchimento da participação eletrónica de acidentes de trabalho. 

Se o sinistro for simultaneamente acidente de viação: 
Anexar a fotocópia da declaração amigável do acidente automóvel, no final do preenchimento da participação eletrónica, no campo próprio para o efeito.


Rede de Clínicas de Acidentes de Trabalho: 

A assistência aos sinistrados é garantida pela Lusitania, a nível nacional, através de uma vasta rede de clínicas e hospitais.

Documentação