Participar Sinistro | Multirriscos e Outros Danos
As linhas telefónicas indicadas, quando aplicável, têm o custo de uma chamada para a rede fixa nacional.
Como Participar o Acidente?
Para participar um sinistro, é necessário preencher e assinar o Impresso Participação de Sinistro, ou enviar uma comunicação escrita para o email sinistros@lusitania.pt, indicando a seguinte informação:
• Nº da apólice;
• Nome do tomador do seguro;
• Local do evento;
• Contactos;
• Data e hora do sinistro;
• Descrição pormenorizada;
• Intervenção das autoridades;
• Identificação de eventuais lesados e contactos.
Tratando-se de avarias ou outros danos em máquinas, deverá igualmente especificar marca e modelo.
Em Portugal e na Região Autónoma da Madeira, e para as apólices de Multirriscos Habitação, Crédito à Habitação e Condomínio, ao abrigo da cobertura Danos por água, os danos que ocorrerem exclusivamente no imóvel, poderão ser participados através da Linha de Apoio da Lusitania, para os seguintes contactos:
210 407 510 (Dias úteis das 8h30 às 19h30).
DADA - Declaração Amigável de Danos por Água
Através da Declaração Amigável de Danos por Água (DADA), a participação de sinistro é mais simples.Com este sistema, a regularização de um sinistro de danos por água, ainda que provocado por uma fração vizinha, é assegurada ao cliente lesado pelo seu próprio segurador, que se encarregará depois de reclamar o respetivo reembolso ao segurador da fração responsável.
O processo é simples, iniciando-se sempre com o preenchimento de uma Declaração Amigável de Danos por Água (DADA), e desde que, as seguradoras do causador e do lesado sejam aderentes ao protocolo. Este sistema não se aplica se o sinistro tiver origem nas partes comuns do edifício.
A DADA serve para ajudar a descrever os factos, caraterizar melhor o sinistro e identificar os intervenientes, acelerando a intervenção do segurador na regularização do sinistro.

Assistência ao Lar e Condomínio
(24h por dia, 7 dias por semana, válido em Portugal e no estrangeiro).

Informações Gerais
(Dias úteis das 08h30 às 19h30). Os esclarecimentos relativos a sinistros podem ser obtidos diretamente junto da Linha de Apoio ao Cliente, através dos contactos:
As linhas telefónicas indicadas, quando aplicável, têm o custo de uma chamada para a rede fixa nacional.