particulares

Seguro Multirriscos Habitação | Casa Flexi

ícone mão com vantagem

Um seguro que garante, no primeiro ano de vida útil do bem seguro indemnizável, o pagamento do valor de aquisição a 100%. A partir do primeiro ano, a indemnização corresponderá ao valor de substituição do bem, à data do sinistro, por um equipamento novo de características e rendimento idênticos ao bem destruído.

ícone mão com vantagem

O Seguro Lusitania Casa FLEXI inclui novas coberturas diferenciadoras para Edifício e Conteúdo, protegendo tanto o seu património físico e digital como os seus habitantes.

ícone mão com vantagem

Um produto flexível, com mais de 40 coberturas que garantem uma proteção completa a proprietários e inquilinos, adaptável à sua realidade.

ícone mão com vantagem

Várias opções de franquias à sua escolha para saber sempre com o que conta.

ícone mão com vantagem

Coberturas com capitais adaptáveis à sua casa para que esteja sempre seguro, permitindo a proteção especial para toda a família, com as garantias de Riscos Pessoais Domésticos, Responsabilidade Civil e Assistência ao Lar, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

ícone mão com vantagem

Possibilidade de inclusão de artigos de desporto, veículos em garagem, equipamento informático, domótica e riscos cibernéticos.

ícone mão com vantagem

Caso tenha Credor Hipotecário associado ao contrato, poderá incluir a cobertura Acidentes Pessoais – Garantia de Solidariedade com uma renda mensal de 250 €, durante 30 meses.

Coberturas

Tabela de Coberturas

Descarregar PDF

Detalhe das Coberturas

Garante a cobertura dos danos causados por incêndio, ainda que tenha havido negligência do segurado ou de pessoa por quem este seja responsável.
Cumpre a obrigação de segurar os edifícios constituídos em regime de propriedade horizontal, quer quanto às frações autónomas, quer relativamente às partes comuns, que se encontrem identificados na apólice, contra o risco de incêndio.
Garante ainda os danos causados nos bens seguros em consequência dos meios empregados para combater o incêndio, assim como os danos derivados de calor, fumo, vapor ou explosão em consequência do incêndio e ainda remoções ou destruições executadas por ordem da autoridade competente ou praticadas com o fim de salvamento.
Garante os danos causados por ação mecânica de queda de raio, explosão ou outro acidente semelhante, mesmo que não acompanhado de incêndio.

Garante ao segurado o pagamento das despesas em que razoavelmente incorreu, com a demolição e remoção de escombros provocados pela ocorrência de qualquer sinistro coberto pela apólice.

Garante os danos de carácter súbito ou imprevisto, em consequência de rotura, defeito, entupimento ou transbordamento da rede interior de distribuição de água e esgotos do edifício (incluindo nestes os sistemas de esgoto de águas pluviais) assim como, dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água e esgotos do mesmo edifício e respetivas ligações.

Garante os danos nos bens seguros em consequência de furto ou roubo (tentado, frustrado ou consumado), conforme definido na legislação penal portuguesa, praticado no interior do local ou locais de risco em qualquer uma das seguintes circunstâncias:
a) Arrombamento;
b) Escalamento;
c) Chaves falsas;
d) Com violência contra as pessoas que trabalhem ou se encontrem na habitação ou através de ameaça com perigo iminente para a sua integridade física ou para a sua vida ou pondo-as, por qualquer meio, na impossibilidade de resistir.

Garante os danos sofridos pelos bens seguros em consequência da ação direta dos seguintes fenómenos geológicos:
a) Aluimentos;
b) Deslizamentos;
c) Derrocadas;
c) Afundimentos de terrenos.

Garante os danos causados aos bens seguros, em consequência da ação direta de:
a) Tromba de água ou queda de chuvas torrenciais;
b) Rebentamento de abdutores, coletores, drenos, diques e barragens;
c) Enxurrada ou transbordamento do leito de cursos de água naturais ou artificiais.

Garante os danos causados aos bens seguros em consequência da ação direta de:
a) Tufões, ciclones, tornados e toda a ação direta de ventos fortes ou choque de objetos arremessados ou projetados pelos mesmos (sempre que a sua violência destrua ou danifique vários edifícios de boa construção, objetos ou árvores num raio de cinco quilómetros envolventes dos bens seguros). Em caso de dúvida poderá o segurado fazer prova, por documento emitido pela estação meteorológica mais próxima, que no momento do sinistro os ventos atingiram velocidade excecional (superior a 100km/hora);
b) Alagamento pela queda de chuva, neve ou granizo, desde que estes agentes atmosféricos penetrem no interior do edifício seguro, ou em que se encontrem os bens seguros, em consequência de danos causados pelos riscos mencionados na alínea anterior, na condição que estes danos se verifiquem nas 48 horas seguintes ao momento da destruição parcial do edifício.
São considerados como constituindo um único e mesmo sinistro os estragos ocorridos nas 48 horas que se seguem ao momento em que os bens seguros sofram os primeiros danos.

Garante os danos causados aos bens seguros em consequência da ação direta de tremores de terra, terramotos, erupções vulcânicas, maremotos e fogo subterrâneo e ainda incêndio resultante destes fenómenos.
Considerar-se-ão como um único sinistro os fenómenos ocorridos dentro de um período de 72 horas após a constatação dos primeiros prejuízos verificados nos objetos seguros. Em caso de dúvida, compete ao segurado, sempre que a LUSITANIA o solicitar, fazer prova de que nenhuma parte das perdas ou danos verificados foi devida a outras razões estranhas e anteriores a este risco seguro.

Garante a quebra acidental de:
a) Espelhos e/ou vidros fixos, bem como de equipamentos sanitários que façam parte dos locais de risco seguros;
b) Letreiros e anúncios luminosos.

Garante os danos causados aos bens seguros em consequência da queda acidental de árvores ou de parte das mesmas.

Garante as perdas ou danos que sofram os bens seguros em consequência de:
a) Choque ou queda de todo ou parte de aparelhos de navegação aérea e engenhos espaciais ou objetos deles caídos ou alijados;
b) Vibração ou abalo resultantes de travessia da barreira de som por aparelhos de navegação aérea.

Garante as perdas ou danos que sofram os bens seguros em consequência de choque ou impacto de veículos terrestres ou de tração animal, sempre que os referidos veículos não sejam conduzidos pelo tomador do seguro, pelo segurado, pelo ocupante do edifício seguro ou pelas pessoas por quem eles sejam civilmente responsáveis e desde que os prejuízos não sejam provocados em veículos.

Garante os danos em antenas exteriores recetoras de imagens e som (TV, Parabólicas e TSF) bem como os respetivos mastros e espias, exceto no decurso de operações de montagem e/ou reparação.

Garante os danos sofridos por painéis solares de captação de energia resultantes de quebra ou queda acidental, exceto no decurso de operações de montagem e/ou reparação.

Garante a quebra ou danos dos aparelhos instalados quando danificados em consequência de evento garantido pela Apólice.

Garante os danos ou prejuízos causados à instalação elétrica e aos seus acessórios, bem como a quaisquer equipamentos elétricos desde que incorporados no imóvel seguro, em virtude de efeitos diretos de corrente elétrica, nomeadamente sobre tensão e sobreintensidade, incluindo os produzidos pela eletricidade atmosférica, curto-circuito, mesmo quando não resulte incêndio.

Esta cobertura cobre os danos ou prejuízos causados a quaisquer máquinas, aparelhos elétricos e transformadores e aos seus acessórios em virtude de efeitos diretos de corrente elétrica, nomeadamente sobre tensão e sobre intensidade, incluindo os produzidos pela eletricidade atmosférica, curto-circuito, mesmo quando não resulte incêndio.

Garante as reparações necessárias à reposição normal do funcionamento dos objetos seguros desta cobertura, em virtude de avaria interna (mecânica, elétrica ou eletrónica) dos mesmos, ocorrida entre a data em que termina o prazo de garantia estabelecido no regime legal aplicável em cada momento, e a data em que o bem complete 60 meses contados a partir da data da sua compra em novo.

Garante as perdas ou danos, de carácter súbito e imprevisto, diretamente causados ao equipamento informático, propriedade do segurado, de uso não profissional, quer esteja a trabalhar ou em repouso, a ser desmontado, transferido ou remontado noutra posição, no local de risco designado e desde que considerado no seguro.

Garante os danos sofridos por eletrodomésticos encastrados de uso doméstico (linha branca) em consequência direta dos riscos garantidos para o edifício ou fração segura.

Garante os danos ou prejuízos causados a equipamento domótica desde que incorporados no imóvel seguro, em virtude de efeitos diretos de corrente elétrica, nomeadamente sobre tensão e sobreintensidade, incluindo os produzidos pela eletricidade atmosférica, curto-circuito, mesmo quando não resulte incêndio.

Entendem-se por riscos pessoais domésticos os acontecimentos fortuitos, súbitos e anormais, devidos a causa exterior e estranha à vontade da vítima, que causem lesões corporais ao segurado ou a qualquer membro do seu agregado familiar desde que ocorram no interior da habitação cujo conteúdo se segura.

Esta cobertura está disponível sempre que exista Credor Hipotecário associado ao contrato, e garante em caso de Morte por acidente de um dos Mutuários, o pagamento de uma renda com um valor mensal de 250 € pagável durante 30 meses.

As coberturas Incêndio, Ação Mecânica de Queda de Raio e Explosão, Tempestades, Inundações, Danos por Água e Pesquisa de Avarias, Furto ou Roubo, Queda de Aeronaves, Choque ou Impacto de Veículos Terrestres, e Derrame Acidental de Instalações de Climatização são extensivas aos bens que, fazendo parte deste seguro, sejam transferidos por um período não superior a 60 dias, para qualquer outro local situado em território nacional onde o segurado, temporariamente, tenha fixado residência.

Em caso de sinistro, que origine privação temporária do uso do local arrendado ou ocupado, o segurado será indemnizado pelas despesas que tiver com o transporte e a estadia dos objetos seguros não destruídos para qualquer outro alojamento, sem nunca exceder os 6 meses.
Os bens seguros que tenham sido transferidos para outro local de risco, continuam garantidos nas mesmas condições desta apólice, sem prejuízo da retificação da taxa de acordo com o novo local de risco.

1– Proprietário (Edifícios)
Quando se segure o edifício ou fração garante as reparações pecuniárias por danos patrimoniais e não patrimoniais que, nos termos da legislação em vigor e a título de responsabilidade civil extra contratual, possam ser exigidas ao segurado, na qualidade de proprietário do imóvel seguro, por lesões corporais e/ou materiais causadas a terceiros.
2– Inquilino ou Ocupante / Familiar (Conteúdos)
a) Quando se segure o conteúdo garante as reparações pecuniárias por danos patrimoniais e não patrimoniais que, nos termos da legislação em vigor e a título de responsabilidade civil extra contratual, possam ser exigidas ao segurado, na qualidade de inquilino ou ocupante da habitação segura, por lesões corporais e/ou materiais causadas a terceiros.
b) A garantia referida no ponto anterior garante igualmente, as reparações pecuniárias por danos patrimoniais e não patrimoniais que, nos termos da legislação em vigor e a título de responsabilidade civil extra contratual, possam ser exigidas ao segurado por lesões corporais e/ou materiais causadas a terceiros em consequência de factos, atos ou omissões ocorridos ou praticados no âmbito da sua vida privada em Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
c) Consideram-se também abrangidos por esta cobertura, desde que vivam com o segurado sob a sua autoridade doméstica e dependência económica, as seguintes pessoas:
- Cônjuge (ou pessoa que viva em união de facto com o segurado), descendentes, ascendentes e irmãos;
- Adotados e afins em linha reta e até ao segundo grau da linha colateral;
- Tutelados e curatelados;
- Empregados quando em serviço doméstico.
3– Ficam ainda cobertos os danos causados por animais domésticos pertença do segurado, que com ele coabitem, excetuando:
- Aqueles que sejam utilizados com qualquer finalidade lucrativa;
- Animais de companhia enquadrados como perigosos ou potencialmente perigosos nos termos da legislação em vigor.
4– Despesas Judiciais (Pessoas Individuais ou Coletivas)
a) Subordinado a aprovação prévia da LUSITANIA, fica garantido o pagamento de despesas judiciais e de procuradoria forense em que o segurado ou qualquer das pessoas seguras tenha de incorrer para assegurar a sua defesa judicial, em consequência de facto ou omissão que envolva a sua responsabilidade civil.

Garante os danos (incluindo os de incêndio ou explosão) diretamente causados aos bens seguros:
a) Por pessoas que tomem parte em greves, “lock-outs”, distúrbios no trabalho, tumultos, motins e alterações da ordem pública;
b) Por qualquer autoridade legalmente constituída, em virtude de medidas tomadas por ocasião das ocorrências acima mencionadas, para a salvaguarda ou proteção de pessoas e bens.

Garante perdas ou danos diretamente causados aos bens seguros em consequência de:
a) Atos de Vandalismo ou Maliciosos;
b) Atos praticados por qualquer autoridade legalmente constituída, por ocasião das ocorrências mencionadas em a), para a salvaguarda ou proteção de bens e pessoas.

Garante os danos causados aos objetos seguros devido a derrame acidental de óleo proveniente de qualquer aparelho ou instalação fixa ou portátil de aquecimento do ambiente.

Estão garantidos, a deterioração ou putrefação dos produtos alimentares existentes em frigoríficos e arcas frigoríficas do segurado, única e exclusivamente quando resultantes de aumento de temperatura devido a:
a) Avaria ou colapso súbitos do aparelho refrigerador;
b) Perda acidental do fluido refrigerante;
c) Interrupção do fornecimento público de energia por período não inferior a 8 horas, desde que sem aviso prévio devidamente comprovado;
d) Interrupção do recebimento de energia elétrica pelo aparelho contentor dos bens seguros.

Garante os custos adicionais que o segurado tenha que despender, em consequência de sinistro garantido por este contrato, para salvaguarda da continuidade e harmonia estéticas do edifício ou fração seguros.

Garante os danos diretamente causados a jardins circundantes dos edifícios seguros, incluindo árvores, relva, sistemas de rega, caminhos, muros e vedações circundantes dos jardins, decorrentes dos riscos garantidos por esta apólice.

Garante os danos diretamente causados aos bens móveis de jardim, existentes no exterior, que decorram dos riscos garantidos por esta apólice.

Garante as perdas ou danos sofridos pelo conteúdo seguro, no interior do edifício onde corre o risco, resultantes de qualquer ocorrência súbita, fortuita e acidental que não esteja abrangida ou excluída por qualquer das Coberturas Base, Complementar ou Facultativas.

O segurado será indemnizado pelas perdas, destruições e danos que sofram os bens seguros especificados como correspondendo a esta cobertura, por motivo de qualquer acidente ou infortúnio, não excluído nestas Condições Gerais, ocorrido em qualquer parte do mundo.

Garante o pagamento das despesas com a reparação ou substituição de bens pertencentes ao senhorio, afetados por um sinistro. A indemnização só pode ser paga contra a apresentação de documentos comprovativos das despesas efetuadas. Esta garantia só funciona no caso do senhorio ou o respetivo segurador não procederem às referidas reparações ou substituições.

Garante as despesas efetuadas com a reparação ou substituição de objetos de uso pessoal pertencentes aos empregados domésticos do segurado e existentes na habitação segura, em consequência de qualquer sinistro coberto por esta apólice.

O segurado será indemnizado, na sua qualidade de senhorio, pelo valor mensal das rendas seguras que o imóvel deixar de lhe proporcionar, por não poder ser ocupado, total ou parcialmente, em virtude da ocorrência de um sinistro coberto por esta apólice.
Esta garantia é válida pelo período razoavelmente considerado como necessário para a execução das obras de reposição do imóvel seguro no estado anterior ao do sinistro, sem nunca exceder o prazo de 12 meses.

A cobertura de Assistência ao Lar presta ao Cliente apoio informativo e serviços nas seguintes situações de risco: Incêndio, Queda de Raio e Explosão, Tempestades, Inundações, Danos por Água, Furto ou Roubo, Queda de Aeronaves, Choque ou Impacte de Veículos Terrestres, Derrame Acidental de Óleo e Instalações de Climatização, Quebra de Vidros, Queda ou Quebra de Antenas, Queda ou Quebra de Painéis Solares e Fenómenos Sísmicos.
Sempre que o Cliente necessitar, tem à sua disposição o Serviço de Assistência ao Lar, através do (+351) 210 454 950, 365 dias por ano, 24 horas por dia, chamada para a rede fixa nacional.

Abrange diversas garantias no caso de sinistro: - Assistência ao segurado: aconselhamento psicológico telefónico, adiantamento de fundos no estrangeiro, proteção on-line, utilização ilícita de telemóvel, limpeza digital, security check up, Portal Cyber Protection e apoio telefónico 24/7; - Serviço de Proteção Jurídica: reembolso de despesas por ação judicial por usurpação / uso fraudulento de identidade e reembolso de despesas por ação judicial por utilização fraudulenta de meios de pagamento.

*A informação constante nesta página não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.


Pedido de contacto

Preencha o formulário para que possamos entrar em contacto consigo e dar-lhe a simulação que melhor se adapta a si.


Dados submetidos com sucesso.

Produtos Sugeridos